Oficina: Triângulo do Ator

A oficina "Corpo em Festa, Imaginação e Poesia" tem por objetivo apresentar de forma prática uma proposta para a formação do ator de teatro a partir dos seus três pontos conceituais:

1 - o Corpo-voz como espaço de vivência para as ideias de festa e libido como impulso na criação cênica. Através de exercícios e dinâmicas, libertar o corpo de suas amarras sociais e reintegrá-lo tanto ao subjetivo quanto ao coletivo de forma festiva, lúdica e sensorial.

2 - a Imaginação como lugar de imagens e significados psíquicos pessoal e coletivo. Por meio de Viagens Xamânicas, fazer com que o ator entre em contato com imagens do inconsciente coletivo que contribuam para o autoconhecimento e o exercício da imaginação como espaço perene de inspiração e sentidos.

3 - a Poesia como discurso subjetivo representativo da visão crítica sobre as realidades interior e exterior. Com o ensino e a criação de poemas haicais, busca-se estimular a palavra como força de síntese e a fotografia do instante, do momento tanto psíquico quanto social vivido pelo ator.

Assim, o curso busca instrumentalizar o ator, tanto física quanto psiquicamente, para a ideia do ator criador responsável pelas próprias poéticas.

Duração: 4 horas
Idade: 18 anos

Realizações

Palmas, São Paulo, Belém, Fortaleza, Manaus.

Registros

Oficina realizada na PUC SP

Oficina realizada na PUC SP

Vídeo (30') de trecho da oficina: clique aqui