"Um Ator" foi desenvolvido como uma aula-espetáculo e explicita o processo de criação artística proposto por Marcial Asevedo em seu "Triângulo do Ator".
Este espetáculo é um experimento estético e pedagógico que busca uma hibridez entre o fazer teatral e a explicitação dos processos criativos utilizados nesse fazer. No caso, três conceitos de uma possível proposta para a formação do ator de teatro: o Corpo em Festa, a Imaginação e a Poesia.
O ator professor conta seus medos para justificar suas escolhas pedagógicas, cita autores para impulsionar partes do seu corpo e seus centros de energia criativa, tenta explanar cientificamente o que é uma fada e os perigos conceituais em segui-la, constrói metodologias de escrita poética advindas do caos e apresenta uma cena dramática quase como uma afronta aos limites do pensamento contemporâneo.
É uma aula que não se sustenta apenas como discurso teórico; é uma cena que não se basta como lugar simbólico de poéticas individuais e coletivas. A afirmativa “Um ator” é quase uma pergunta. Sedenta de múltiplas escolhas, sem nenhuma resposta.
NA IMPRENSA
“a imaginação de cada um tornou-se um lugar de sinceridade e transcendência” Heraldo Lima, TOCult
“se você (…) tem o costume de ir até nas peças mais contemporâneas, (…) ainda assim, (…) não está preparado para o que irá ver.” Ana Elisa Martins, O Girassol
“um espetáculo com sensibilidade e honestidade, belo e tocante, em que o imbricamento entre vida e obra se dá de forma organicamente elaborada” Yaska Antunes, Universidade Federal de Uberlândia
“um espetáculo com sensibilidade e honestidade, belo e tocante, em que o imbricamento entre vida e obra se dá de forma organicamente elaborada” Yaska Antunes, Universidade Federal de Uberlândia